Páginas

Busca

Translate

28/08/2013

Apagão no Nordeste... E no Cérebro de Muita Gente!

O Apagão


A história se repete: O Nordeste inteiro fica às escuras outra vez por uma falha, e desta vez nada de raios, mas sim, uma queimada que atingiu linhas de trasmissão no Piauí, fazendo todo o sistema de distribuição nordestino se desligar após a redução brusca de 10.000 para 1.000 Megawatts. O Ministro Lobão continua afirmando a velha história de que o sistema de distribuição brasileiro é um dos melhores do mundo - #SQÑ -  Contudo, não é sobre isso que eu quero falar, mas sim, de outra história que se repetiu; a do preconceito. 


Preconceito

Uma simples navegação nos comentários das matérias de cobertura sobre o apagão e você verá um show de xenofobia, como no exemplo abaixo:



Até meu último acesso lá pelas 20:00 haviam comentários ainda piores que este. Como nordestino tais comentários incomodam, claro, mas me faz sentir pena de pessoas assim.  Sério, o que leva alguém a pensar que a região X ou Y é melhor que a Z? 


Não vou nem pôr à mesa sobre o quão importante é o Nordeste para o Brasil. Seja por seu crescimento economico ou por suas belezas naturais ou por sua cultura tão rica, além de ser o berço de grandes nomes que ganham o mundo em diversas áreas do mercado. Me entristece ver que há coisas que nunca mudam.


Cérebros Apagados

O que ocorreu no ano passado se repetiu tristemente. O preconceito inexplicavél continua. Mas o que mais me impressiona é que, em tempos onde as pessoas gritam "Não ao Preconceito" ele continua acontecendo. E pior, nem mesmo as ações mais severas aplicadas pela Justiça brasileira são suficientes para barrar algo tão infeliz e anti-humano. 


Se bem que, processos judiciais não devem impedir xenofobia ou qualquer outro tipo de preconceito. Mas educação, sim. E ao que parece falta a dita cuja na vida desse pessoal. Mas pra ser sincero, acho que o cerébro de muita gente passou por um apagão também. Eu, apenas, sinto pena de gente assim!