Páginas

Busca

Translate

04/02/2013

iPhone 4: Ainda Vale a Pena? [ATUALIZAÇÃO]

110562291SZ

Lançado no dia 24 de Junho de 2010, o iPhone 4 foi considerado uma inovação por conta da Tela Retina, por  seu design feito praticamente todo de vidro e pelo conjunto de hardware e recursos de software. Porém muita coisa mudou após quase três anos de seu lançamento. Há melhores opções, inclusive na própria família como o 4S e o i5. Mas  como o i4 teve uma redução em seu preço poderia ele ainda valer o investimento? Como dono de um i4 lhes apresentarei minha analise do aparelho, e ajudarei você que talvez esteja sonhando com o seu iPhone e enxerga o i4 como uma boa oportunidade de realizar o sonho. Então continue lendo e vamos destrinchar esse brinquedinho! Smiley piscando

.Configuração:

ipad-a4-100127. Processador A4 de um núcleo e 1 GHz de clock.
. 512 MB de Memória RAM
. Bateria de 1.418 mAh
. Câmera iSight de 5 Megapixels e filmagens em  HD 720p. Câmera frontal VGA
. Tela Retina com resolução de 960x640 e 326 pixels por polegada.
. Duplo microfone, GPS, Bluetooth 2.1, Wi-Fi 802.11 b/g/n 2,4 GHz.
. Armazenamento de 8GB (Pouco mais de 6GB livres ao usuário)

. Desempenho e Usabilidade

Nesse quesito o i4 não peca para com os usuários menos exigentes, que ao mesmo tempo não abrem mão de um dispositivo que ofereça qualidade em todos os aspectos.  As funções mais básicas de qualquer smartphone são devidamente cumpridas por ele, e as mais avançadas também tem uma execução satisfatória. O mérito está no iOS, o sistema operacional desenvolvido pela própria Apple, e feito especificamente para aproveitar ao máximo o hardware do aparelho. Isso é claramente visível ao fazer ligações, navegar na internet, instalar e usar Apps de todos tipos, jogar ótimos jogos – até os pesadinhos – tirar boas fotos, fazer boas filmagens etc, etc e etc. Enfim, o fato de seu Hardware estar mercadologicamente ultrapassado não significa que não dá conta do recado, muito pelo contrário, continua sendo incrível. 

. Ligações e Contatos

As ligações são bem limpas e confortáveis, principalmente entre dois iPhones. E no geral a  qualidade também é perceptível em outros celulares, mas creio eu que a pessoa do outro lado sente mais a diferença, já que o mesmo possui dois microfones – na extremidade superior e inferior – que contam com redução de ruídos. (Vale ressalvar que o sinal da operadora também conta muito). IMG_2994A parte de contatos também é bem eficiente, tudo é bem fácil de encontrar, sem falar também que os mesmos são salvos no iCloud, deixando tudo ainda mais seguro. Uma coisa bem interessante é que além de poder colocar mais de um numero em cada contato, também é possível definir o tipo do numero, se é de trabalho ou pessoal, e ainda dá pra personalizar como quiser. Eu por exemplo coloquei os nomes das 4 operadoras, assim contatos que usam mais de uma operadora ficam mais organizados e eu sei para qual estou ligando.

 

specs_camera. Câmera

Foi-se o tempo em que a câmera em um celular era um item sem importância. Hoje muitos fazem analises meticulosas quanto a eficiência das câmeras dos smartphones e a qualidade das fotos e filmagens obtidas com elas – #SouDesses – E posso garantir que as fotos tiradas com o i4 são muito boas, principalmente em ótimas condições de luz. Cores vivas, ótimo brilho e contraste. É de se admitir que as câmeras atuais estão bem mais eficientes – afinal são quase três anos de evolução – mas no geral não há muito do que reclamar, mesmo fotos noturnas e em ambientes com pouca iluminação são aceitáveis – mas confesso, poderiam ser melhores –.

Não estranhe os 5 megapixels do sensor, isso não diz muita coisa. Apenas indica que a foto pode ser bem exibida em uma tela grande, ou sair bem impressa. Em suma, quanto maior for a resolução melhor a foto pode ser exibida em telas grandes sem perder a qualidade com a ampliação, porém essa qualidade depende das lentes da câmera,- isso sim é o que importa – e as lentes presentes no i4 geram fotos com uma qualidade muito boa como se pode perceber nas demonstrações abaixo:

IMG_1623IMG_1625IMG_1672IMG_1707IMG_2269IMG_2302IMG_2342IMG_2444IMG_2458IMG_2704IMG_2860

*Todas as fotos acima foram capturadas em diferentes lugares, horários e de condição de luz.

. Internet

A navegação – seja via 3G ou Wi-Fi – é bem confortável. O Safari, navegador nativo do sistema, é eficiente e rápido em carregar as páginas – só não espere um milagre caso seu provedor não seja lá essas coisas. Um recurso que para mim é muito da hora é o modo leitor, que permite a concentração apenas no texto da página e nada mais. A lista de leitura também é bem interessante. Com ela há a possibilidade de salvar todos os links das manchetes que você só poderá ler mais tarde. Ele ainda conta com as abas do iCloud que mostra os sites que estão abertos nos outros dispositivos da Apple que você possa ter. Além disso ele compartilha facilmente o conteúdo que você está acessando e permite a fácil impressão a partir dele – é claro que isso só funciona nas impressoras que se conectam à redes Wi-Fi.

.Modo Leitor

IMG_3003

IMG_3004

 

 

 

 

 

 

 

 

.Lista de Leitura, Compartilhamento e Abas do iCloud

IMG_3001IMG_3006 - CópiaIMG_3007IMG_3002

. Multimídia

Ouvir músicas no iPhone é uma satisfação a parte, principalmente via fones de ouvido intra-auriculares ou profissionais, e o charme disto fica por conta do equalizador que possui uma grande variedade de efeitos e você escolhe aquele que melhor soa aos ouvidos. A interface do aplicativo é intuitiva e bonita e a organização da biblioteca é muito da hora – porém isso depende da organização da biblioteca de músicas em seu computador. No mais, ouvir música nele é muito gostoso.

Assistir a vídeos e visualizar imagens, mesmo na tela ‘diminuta’  - quando comparado aos grandões do momento – não é um grande incomodo, pelo contrário, a tela retina  dá aquele toque especial realçando os vídeos e fotos, principalmente quando estão em Alta Definição. (Infelizmente só não dá para fazer aquela sessão cinema com toda a família querendo ver a filmagem da dancinha do seu primo sem noção na praia. Por isso existe o iPad). E os vídeos na internet também rodam tranquilos, o bom é que você já não terá mais a preocupação por conta do Flash, já que até no Android ele foi deixado de lado, por isso o forte está sendo o Mp4 e HTML5, e muitos sites estão adaptando seus conteúdos para esses formatos. Então não há com que se preocupar.

. Bateria

Apesar de Apple prometer no iPhone 4 uma duração de no máximo 7h com 3G ativado, e 10h, em Wi-Fi, isso está longe da realidade. Em uso intenso tirando fotos, navegando no 3G, usando apps, jogando e fazendo ligações consigo no máximo 5:30h de duração.  Já apenas no Wi-Fi consigo cerca de 6h e alguns minutos, também em uso intenso. Em uso esporádico ligando o 3G apenas quando necessário, ou deixando apenas o Wi-Fi ativado, fazendo umas ligações, jogando um pouquinho e dando uma olhada nos e-Mails e notificações do Face, dá pra aguentar até o fim do dia. Já quando deixo tudo desativado, só recebendo e fazendo ligações e passando a noite ligado no modo avião, dá pra passar 02 dias. Portanto não espere muito, mas leve em consideração o fato de ele ser de 2010. Porém, comparado a certos Smarts por ai, como um certo Galaxy que eu já tive e que só aguentava 2h de uso intenso e um dia sem eu usá-lo muito, a batera do i4 tá uma maravilha. (Para os que gostam de assistir vídeos não tenho uma base, já que não assisto vídeos nele, mas creio que não saia da margem acima citada).

.Design e Personalização

O Design consistido de vidro e aço nas laterais é um charme, porém a beleza concedida pelo vidro é também o seu ponto fraco e todos sabemos porque: vidro que é vidro quebra e risca. Por isso os cuidados com esse brinquedinho devem ser redobrados, e falando em cuidados as capinhas entram como item de proteção e personalização. Em qualquer lugar é possível encontrar os mais variados estilos de capas, desde as mais simplistas até as mais luxuosas e requintadas. Porém essa personalização e proteção pode deixar o i4 mais espesso e pesado, nada que incomode muito, mas eu prefiro usar o meu peladão. Smiley de boca aberta No mais, isso é gosto de cada um, mas deixo uma dica: evite capas extremamente baratas e visivelmente de péssima qualidade, elas podem danificar tanto o vidro quando as bordas. Também evite capas que tem pouco espaço para o flash da câmera, pois ao tirar fotos com ele ativado, a luz reflete e as fotos saem bastante azuladas.

. iCloud

Lançado no iOS 5 o serviço de armazenamento de dados em nuvem da Apple é indispensável em todos os dispositivos dela. Primeiro porque com ele é possível efetuar o backup de todo o dispositivo de modo mais seguro na internet. Assim, além de sincronizar dados entre os dispositivos que pertencem a um individuo como dados de jogos por exemplo, ao comprar um novo iPhone você poderá restaurar tudo pela nuvem. Configurações e apps são todos restaurados. Ele também faz o Backup de todas as fotos tiradas pelo iPhone e automaticamente  salvar tudo na nuvem, e as joga no seu computador e nos outros dispositivos iOS. O lado negativo é que ele duplica as fotos tiradas no dispositivo, fazendo com que a memoria do mesmo se vá rapidamente, principalmente quando o armazenamento é pouco, mas é possível deixar o backup de fotos desativado. É bem mais interessante transferir as fotos para o computador. Caso desconsidere o uso do iCloud para Backup, você pode desativar e realizar o backup pelo iTunes.

. Tela Retina

Considerada a cereja do i4, a tela retina chegou como uma verdadeira revolução no quesito de telas em dispositivos móveis, e o mérito permanece até hoje. É tanto que ninguém mais quer saber de produtos Apple sem a ‘Retina Display’, e não é para menos. Ler artigos, livros, e-mails, ver fotos, usar aplicativos, jogar, enfim, tudo fica confortável e nítido com a tela de alta definição do i4. Esse para mim foi um ponto que fez valer a pena te-lo adquirido, ainda mais porque gosto de ler de tudo no celular. Posso afirmar que a tela exibe textos, cores e brilho com perfeição. Não há do que reclamar nesse quesito.

. iTunes

Responsável por gerenciar os dispositivos da Apple, ele sempre foi considerado uma pedra no sapato, já que em tudo o iPhone dependia dele. Hoje com a possibilidade de comprar os conteúdos digitais direto do dispositivo, e de efetuar o backup de tudo na internet, gerenciar o iPhone pelo iTunes no computador tem sido cada vez mais desnecessário. Porém quando já temos uma biblioteca de músicas ou vídeos no computador a sincronização é necessária, e infelizmente não dá para arrastar a pasta de musicas para ele, mas ao contrário do que se pensa, usar o iTunes para essa finalidade não é nenhum martírio. Basta adicionar as musicas ao iTunes e depois com o iPhone conectado, tudo ou selecionar o que você quer que esteja nele.  Caso deseje, antes você pode organizar e editar as informações das músicas, para ficar mais organizado. Ele aceita os principais formatos de áudio, como Mp3 e AAC. A única exigência fica por conta dos vídeos, que são aceitos apenas no formato Mp4 com codec H.264 e áudio AAC, e no caso do i4 resolução máxima de 720p. Aplicativos como Format Factory, que é gratuito ou o WinAvi cumprem bem a missão de converter os vídeos e deixá-los compatíveis com os dispositivos da Apple. É incomodo as vezes, mas não um problema. Outro detalhe é que o iTunes baixa no computador todos os Apps que você adquiri. Assim caso você apague e depois queira reinstalar um app ou um jogo muito grande, para não ter que baixar tudo outra vez, basta sincronizar o App, bem mais fácil e prático, e isso você não encontra em seu principal concorrente. Em suma o iTunes não é nenhum diabo-da-Tasmânia.

. Pontos Negativos

.Design de vidro; quebra e arranha com facilidade
.Dependência com o iTunes no PC para quem não compra os conteúdos da loja
.Micro-sim, que só é comercializado pelas operadoras (exceto a Tim) em planos pós pagos
.Bateria que precisa ser recarregada ao menos duas vezes ao dia (caso o mesmo seja utilizado de modo intensivo)
.O ‘Antennagate’, caso você vá utilizar o i4 sem capa é bom não deixar a mão em cima da fresta da antena GSM, o sinal cai mesmo.
.Limitação  em não poder compartilhar arquivos via Bluetooth, principalmente as fotos (que só são compartilhadas entre produtos Apple e com ajuda de apps para tal função)
.Lentidão ao abrir alguns jogos e ao executar algumas funções e apps (isso ocorre de vez em quando, porém é incomodo)
.Sensor da câmera que necessita estritamente de boas condições de luz para resultar em boas fotos (não há nele recursos para locais com pouca luminosidade. Não chega a ser agravante, mas incomoda)
.Capas e cases que em sua maioria adicionam volume e peso, além de algumas atrapalharem a obturação de fotos com o flash.
.Visibilidade da tela que fica prejudicada em forte incidência solar.
.Personalização limitada apenas a mudanças de toques de chamadas, mensagens e notificações, e de papel de parede da tela inicial e de bloqueio.
.Disponibilidade do modelo de 8GB apenas (armazenamento que se limita a pouco mais de 6GB livres para o usuário, o resto é utilizado pelo iOS) o que pode ser muito pouco para quem for instalar vários apps e principalmente jogos além de vídeos e muitas musicas que ocupam bastante espaço.

. Mas e então, Vale a Pena ou Não?

Caso o i4 estivesse custando uns R$ 300,00 ou R$ 200,00 a menos dos R$ 1.500,00 cobrados atualmente, diria que ele valeria sim a pena. Porém, pelo preço cobrado no momento, Smartphones concorrentes que possuem um Hardware mais parrudo por serem mais recentes como os da série Razr da motorola ou GSII e até mesmo o GSIII quando em promoção, estão na mesma faixa de preço podem valer mais a pena. Porém caso você tenha o sonho de possuir um iPhone, e o 5 não cabe em sua carteira, o 4 é considerável. De qualquer modo se você tiver mais R$ 500,00 sobrando, vá de 4S e se tiver ainda mais R$ 400,00 vá de 5 (brincadeirinha Smiley mostrando a língua), do contrário, caso esses R$ 500,00 a mais não caibam em seu orçamento, pode ir tranquilo de i4. Claro, se você não for exigente, como eu adiantei anteriormente. Saliento que o i4 é comercializado apenas no modelo de 8GB o que é bem limitado e não dá pra sair colocando de tudo. A não ser que você encontre para revenda um usado de 16 ou 32GB então o negocio pode valer ainda mais a pena. Outra recomendação é aguardar a consolidação do 5 em nosso mercado, pois como ocorreu com o 4S que chegou por R$ 2.600,00 e depois de um tempo caiu para R$ 2.000,00, provavelmente acontecerá com o 5, fazendo assim os modelos anteriores terem uma redução maior nos preços, assim o i4 pode ficar um pouco mais acessível e valer a pena o investimento. Caso não queira esperar, não há problemas, você não se arrependerá de comprá-lo.

Quaisquer duvidas adicionais sobre o assunto, basta dar uma chegada por e-Mail: contato.tarlanbrunet@hotmail.com.

Um abraço! Smiley piscando

 

ATUALIZAÇÃO

Como eu havia previsto a Apple finalmente reduziu o preço do iPhone 4, que agora está por R$ 1.099,00 mais 10% de desconto a vista ligando para a loja, fazendo o preço cair para R$ 989,10 tornando-o mais atrativo e acessível. Portanto posso dizer que agora sim tá valendo a pena levá-lo para casa. Ressalvo também que o iPhone 4S teve seu preço reduzido para R$ 1.699,00 mais 10% de desconto a vista caindo para pouco mais de R$ 1.500,00 deixando-o também atrativo para a compra. Portanto qualquer um dos dois está em um ótimo momento para sua compra. Você pode fazê-lo clicando aqui.