Páginas

Busca

Translate

19/04/2012

4G - Dobro da Velocidade e do Preço

4g

Depois de tantas idas e vindas, boatos, incertezas e muita enrolação, a ANATEL finalmente anunciou o leilão das Bandas para as redes de conexão móvel 4G ainda para o dia 12 de Junho deste ano. Mas isso não deve ser motivo de felicidade, pois ao que se espera, os planos 4G custarão ao nosso bolso o dobro do que o 3G já custa! E mais! Pagaremos pelo investimento bilionário das operadoras!

“O preço dos planos de internet 4G no Brasil deverão custar o dobro do que as operadoras cobram atualmente pela tecnologia 3G. O motivo é o alto investimento que as operadoras deverão fazer para viabilizar as conexões mais rápidas em dispositivos móveis, de acordo com o jornal O Globo.

As primeiras redes comerciais
4G devem começar a operar em abril de 2013 nas cidades brasileiras que receberão jogos da Copa das Confederações. O SindiTelebrasil, sindicato do setor, acredita que o prazo é muito curto - o leilão da frequência deve ser feito em junho, o que daria menos de um ano para as operadoras implantarem a tecnologia.

[…]

O problema é que, para fazer a rede funcionar, as operadoras terão que investir bilhões. "Será preciso modernizar 60% das linhas de transmissão do país. O 3G pode usar o cabo da 2G, mas o
4G não, pois demanda mais capacidade", afirma Erasmo Rojas, presidente da 4G Américas.

Devido ao alto investimento feito pelas operadoras, o consumidor final deve receber um preço elevado para ter uma conexão
4G - de acordo com estimativas do SindiTelebrasil, será, no mínimo, o dobro do valor cobrado pelo 3G atualmente.”

(Fonte – Olhar Digital)

Raio – X: Já não bastasse o assalto que são as franquias do 3G cobradas pelas operadoras, já recebemos a boa noticia de que pagaremos o dobro pelo 4G. Sem contar que, ao que tudo indica, a implantação do 4G no Brasil será mais uma operação as pressas do que bem aplicada, o que resultará em um péssimo e caro serviço. Afinal, se formos levar em conta o ótimo serviço 3G que nos é prestado, mesmo com tanto tempo no mercado,  nos levaria a pensar que o 4G será mais uma vergonha pro pais da Copa! Já não bastasse o rápido andamento dos campos de futebol, o 4G vem pra provar que o Brasil não está pronto para eventos de tão grande porte por causa da corrupção que tem atrasado nosso país! É por isso que faço minhas as palavras do Valcke: “O Brasil merece um chute no traseiro!”