Páginas

Busca

Translate

31/03/2012

“O Que te Atrai?”: Amizades

amigos1

Os amigos são indispensáveis na vida de qualquer ser humano, e com nós cristãos isso não é diferente. Não tem como viver sozinho no mundo. O Problema é que galera se depara com a  duvida se pode ou não manter amizades com não cristãos. O problema se intensifica quando os mais extremistas da congregação dizem aos seus jovens que eles devem relacionar-se apenas entre os que são da mesma congregação. Isso, sem sombra de duvidas, está em desacordo com os planos de Deus. Mas que plano é esse? Será que só podemos ter amizades “mundanas” se for para pregar a Mensagem a eles? Será que deve haver limites? Vamos descobrir isso juntos no estudo a seguir!

Duvida 2.Afinal, Pode, ou Não Pode?

Para ser objetivo, Pode! Então você pergunta; se pode, por que há pessoas na minha igreja que dizem que não posso me ‘misturar’ com os descrentes?

O que acontece, é que, como os jovens são mais propensos a influencias - e os amigos descrentes podem ser uma má influencia -  por medo, essas pessoas se utilizam do extremo em dizer que o jovem cristão não pode manter amizades com ‘mundanos’.  E isso  vai totalmente contra a missão de pregar o evangelho! Jesus disse:

“Vocês são o o sal para a humanidade. […] Vocês são a luz para o mundo. […] a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem […]”. Mt. 5:13-16.

Ao nos aprofundarmos no texto, Cristo nos diz que se o  Sal não tiver gosto, não serve para nada, assim como uma luz escondida ao invés de iluminar uma casa! Do mesmo modo somos nós! Nunca poderíamos nos fechar para mundo e ficar pregando nas praças ou segurando placas enormes nos semáforos dizendo: “O Fim se Aproxima!” Iriamos parecer um bando de lunáticos e nossa missão não teria êxito. Basta pensarmos em quantos membros de nossas igrejas foram alcançados pela amizade, e isso só reforçará o que Jesus nos disse. Ele é a fonte de Luz, e nós fomos comissionados a levar essa luz as outras pessoas. Ou seja, temos que invadir  a vida dos que não conhecem a Cristo, e só conseguiremos através da amizade!

 

.Amizade com Descrente, só se for para pregação?

grupoNão! Afinal de contas estudamos, compramos, assistimos TV, lemos jornais e revistas, comemos, e ficamos doentes como os Descrentes. Quer dizer, somos humanos!

Quando Jesus disse que somos o Sal e a Luz desse mundo, Ele não pediu para deixar ninguém com pressão alta  ou Incandiar  a vista das pessoas! É como aquele cara que só sabe falar de futebol ou aquela garota que só sabe falar sobre fofocas de artistas, é irritante! É preciso lembrar que temos nossas próprias vidas! Portanto, não há mal nenhum comentar o resultado do jogo de futebol ou sobre a beleza das garotas (se você for solteiro, claro) ou também sobre aquele par de sapatos belíssimos, ou sobre os estudos ou o que ocorre no mundo.

Mas também não podemos nos esquecer de nossa missão, e podemos cumpri-la de forma simples; Oferecendo umas músicas ou livros legais, dando dicas de sites e blogs ou até mesmo convidando para estudar a Bíblia. Se o amigo recusar, não insista. Espere outro momento oportuno. Mas nunca se esqueça que você deve ser uma influencia, e não pode se deixar influenciar!

 

. Há Limites?

Sim e nãoCom certeza! Apesar de Jesus sempre estar no meio dos mais pecadores, Ele sempre foi uma influencia e nunca se deixou influenciar, e precisamos seguir esse exemplo! Podemos ter amigos não cristãos, podemos falar sobre coisas seculares, mas se nossos amigos não querem saber de Cristo, não podemos fazer o mesmo!

Se necessário precisaremos dizer não às músicas legais, aos filmes ‘proibidos’ – (não se resume apenas ao pornô) – Aos romances que nada tem a adicionar em sua vida espiritual… Será preciso dizer NÃO! E se algum ‘amigo’ te deixar por causa disso, lembre-se de sua oração; “Afasta-me do mal!”.

Por mais irresistível que possa ser, e difícil dizer não, principalmente a coisas aparentemente tão simples, é importante lembrar-se de ‘Mateus 25:21’, “foste fiel no pouco, e muito te colocarei”. Quando você não nega a coisas insignificantes, será mais difícil ainda negar a coisas mais sérias como festas ou até mesmo drogas. Sem contar que sua vida Eterna é que estará correndo risco. Portanto, cuidado!

 

Resumindo, não há problemas em ter amigos não cristãos, o que você não pode é se deixar influenciar pelas coisas erradas que eles gostam. Pois Satanás quer constantemente nos destruir e usará os meios mais improváveis para nos enganar. Lembre-se que você como Sal deve dar sabor a vida de seus amigos, e como Luz, deve iluminar o caminho deles rumo a Eternidade com você!