Páginas

Busca

Translate

28/02/2012

Efeito Colateral: iDor

tablets

Ela mudou nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo virtual. Ela tornou mais atrativo acessar a internet, dando uma sensação ao utilizador de estar fazendo magia. As telas Touch dominaram o mundo dos Smartphones e principalmente dos tablets. O que ninguém esperava era que, assim como o uso constante de Computador/Notebook causa sérios problemas a vista e nas mãos e coluna, o uso desenfreado do ‘Touch’ pode causar o LER, lesão por esforço repetitivo, além dos velhos problemas na coluna pela má postura ao ultiliza-lo.

Lesão por Esforço Repetitivo

Devido ao pouco espaço disponibilizado para digitações, por exemplo, fica complicado realizar movimentos amplos e saudáveis. Quando digitamos uma mensagem, articulamos pouco nossos dedos e pulsos. 

Essa repetição de movimentos é uma das principais causas para doenças ortopédicas, como a Lesão por Esforço Repetitivo (a famosa LER). Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se o alongamento das mãos e braços, além da adoção de intervalos na utilização dos aparelhos. Dessa forma, evita-se o acúmulo de carga sobre apenas alguns dedos.

Outra doença relacionada à utilização de celulares é a Síndrome de De Quervain. Apresentando sintomas muito mais intensos do que a LER comum, esta síndrome pode levar ao enrijecimento das juntas entre pulso e polegar, impedindo que os portadores consigam realizar digitações por muito tempo, além de atrapalhar a vida em vários outros momentos.

[…]

Lesões de postura

Os smartphones e tablets permitem que as pessoas fiquem deitadas enquanto os utilizam. Enquanto uns chamam isso de conforto, ortopedistas de todo o mundo afirmam que a falta de postura é um veneno para o corpo humano.

A coluna vertebral não é maleável, mas ficar por muito tempo em determinadas posições pode forçá-la a se adequar para evitar dores. Só que isso está muito longe de ser uma solução, afinal de contas, durante a maior parte do tempo, precisamos estar com as costas retas. Nesses momentos, surgem as fortíssimas dores nas costas, causadas por deformações como escoliose, lordose e cifose.

[…]

(Fonte)

Obs.: Além desses problemas que eu enfatizei, outros são citados, como dores no pescoço, cansaço ocular devido a proximidade da tela aos olhos, e proliferação de germes por conta do compartilhamento dos aparelhos. Eu não quero de maneira alguma dizer que você não pode usa-lo, até mesmo porque eu possuo um Smartphone Touch (leia-se Galaxy Ace), e também planejo ter um Tablet. Mas é importante salientar que é preciso cautela ao utilizar os aparelhos, além de realizar uns alongamentos e outros exercícios para não chegar a uma situação de risco. É como diziam nossos avós, tudo demais não é bom, é preciso ter controle!