Páginas

Busca

Translate

09/01/2012

InfoDica–Faxina no PC

DICAS

É ano novo, mas provavelmente você continua com aquele PC ou Notebook “velho”, certo? E é ainda mais provável que você sequer tenha formatado, afinal de contas dói só em pensar em reconfigurar tudo no computador, não é mesmo? Mas você sabia que é possível “limpar” o computador de maneira que o desempenho dele fique similar ao de um PC formatado?

Seguindo passos simples, tendo um pouco de paciência e tempo, você vai conseguir deixar seu PC com um bom desempenho sem precisar recorrer a métodos extremos e profissionais da área! Os passos a serem realizados você confere a seguir!

1º Passo: Organizar os Arquivos 7zbfyohn9ej73qrynrzpxcaz

Imagine uma estante com livros, DVD’s, CD’s e aqueles papéis que você acaba deixando por lá. Agora imagine tudo isso misturado e desordenado e você ainda ter que procurar algo no meio disso tudo. Complicado, não? Agora imagine ter de procurar algum arquivo no HD ou o sistema ter de processar toda a bagunça de dados em sua inicialização e uso. Está ai um dos motivos que comprometem o desempenho do PC, e você pode, com um pouco de tempo e paciência solucionar isto!

Acontece que, por padrão, o Windows copia todos os arquivos como músicas, filmes, fotos etc, para pastas que ficam no mesmo local onde se encontram o Sistema e os outros programas instalados. E dependendo da quantidade de arquivos presentes na partição do Sistema, a inicialização por exemplo, fica bem retardada porque o Sistema irá demorar um pouco mais para “encontrar” e processar tanto os dados do Sistema, quanto dos outros programas. Por isso é importante organizar e principalmente mover para uma partição ou HD diferente os seus dados pessoais.

Então observe se o seu PC possui uma segunda partição como o “Disco Local D” caso contrário, procure melhores informações no Google de como criar uma, (Em outro momento irei dar essa dica para não misturar as coisas). Tendo ou criando tal partição, crie pastas para cada tipo de arquivos, como na imagem abaixo:

Capturar

Feito isso basta mover os arquivos da pasta do sistema para as pastas criadas.

Capturar-2

Mover os arquivos para outra partição não é obrigatório, o importante é organizar e também deletar os arquivos e pastas desnecessários. Mas é bom porque caso você precise realizar uma formatação precisamente dita, seus arquivos estarão seguros e livres de serem deletados por “engano”.

Aproveite também para deletar os arquivos e pastas desnecessários. Você ganha espaço no HD, e ajuda no desempenho do PC! Feito tudo isso basta esvaziar a lixeira, e essa eu não preciso explicar, certo? Mas para não deixar duvidas basta clicar com o botão direito sobre a lixeira e ‘Esvaziar’!

 

Capturar-3

2º Passo: Desinstalar Programas Desnecessários.

Com essa nova onda de baixar programas pela internet, e a facilidade de faze-lo, nós vamos instalando tudo o que vemos pela frente apenas pra fazer aquele teste, e acabamos esquecendo de desinstala-los quando desnecessários. O problema é que, quando se faz isso por um longo período de tempo, o primeiro a sofrer é o PC que tem de processar os dados de todos esses programas, e no fim, nós mesmos, devido a lentidão do processamento. Então mãos-à-obra!

1º - Vá para o Painel de Controle e selecione a opção ‘Desinstalar um Programa’Capturar-4

Quando a tela abaixo for aberta, procure e desinstale os programas  e jogos que você não mais utiliza. Capturar-5

 

3º Passo: Limpeza de Registroslimpeza-windows1

Esse é um passo importante e simples, e você tem duas opções de fazê-lo: Pelo aplicativo nativo do Windows ou por um programa de terceiros como o CCleaner.

Para remover os arquivos temporários gerados tanto pelo Windows, quanto pelos programas, recomendo o aplicativo nativo. Logo para a limpeza de registros recomendo o CCleaner. Mas vamos começar com o aplicativo do Windows.

1º - Vá para ‘Computador’, pelo iniciar e clique com o botão direito em ‘Disco Local C’ e depois em propriedades como na imagem abaixo!

Capturar-6

Ao abrir as “Propriedades” clique em limpeza de disco e aguarde a verificação dos dados a serem excluídos!

Capturar-7

Capturar-9Capturar-10

Feito isso aguarde a limpeza dos arquivos temporários e feche as janelas.

Agora vamos aprender a realizar a limpeza pelo CCleaner.

Caso você não o possua instalado no PC, baixe-o aqui e instale-o! Em seguida siga as instruções abaixo ao abrir o programa.

Capturar-11

Capturar-12

Capturar-13

Basta aguardar o processo de limpeza e pronto! Vale lembrar que o CCleaner limpa não apenas os arquivos temporários do sistema, mas registros desnecessários, cookies e históricos dos navegadores, Ajudando assim na navegação pela internet.

desfragmentacao-disco

 

4º Passo: Desfragmentação do HD

Agora chegou o processo mais simples, mas que exige um pouco mais de tempo; a desfragmentação do HD.

Esse processo consiste em organizar e alocar todos os arquivos do HD. Pois ao desinstalar programas, copiar, mover e deletar arquivos, geralmente eles ficam desorganizados e em várias 'partes' do HD, o que retarda o carregamento e o processamento dos mesmos. Ao desfragmentar, todos os arquivos irão ficar "juntos" e mais fáceis de serem encontrados pelo HD e processados. Então, mãos-à-obra!

1º - Vá para 'Computador' e acesse as propriedades do Disco Local C e siga as instruções abaixo:

Capturar-14

Ao abrir o ‘Desfragmentador’ selecione todas as unidades de disco com ‘Ctrl’ e o mouse clicando em cada um, em seguida clique em ‘Desfragmentar Discos’ como mostrado na imagem abaixo, e aguarde a conclusão do processo! Você pode usar o PC enquanto isso, mas tome nota de que o processo pode ser retardado e o desempenho pode não ser como esperado, pois tal execução exige bastante tanto da memoria RAM, quanto do processador.

Capturar-15

Pronto, concluído o processo está feita a limpeza ‘interna’ do PC/Notebook. 20050428-computador34Como falei anteriormente, o desempenho pode não ser o mesmo de um PC formatado, mas já é uma boa ajuda para que não seja necessário recorrer a uma formatação e reconfiguração do sistema. Mas caso persistem os sintomas, infelizmente será necessária uma formatação!

Abraços e aguardem a próxima dica! Smiley piscando