Páginas

Busca

Translate

16/10/2011

Efeito Colateral: Romances

 

marcel-dyf-1899-1985-franca-femme-liCativantes, emocionantes, inspiradores e belos, assim são conhecidos os romances, estejam eles em livros, filmes, novelas, músicas e etc. Mas por trás de toda essa “inocência” e pureza, certos tipos de romances podem causar efeitos colaterais preocupantes.

Essa tese é sustentada pela psicóloga britânica Susan Quilliam, que teve seu artigo publicado na Journal of Family Planning and Reproductive Health Care. Para tal ela baseou-se em sua conclusão de que os romances “água com açúcar”, esses que são famosos hoje em dia, “podem gerar problemas de relacionamento, criar expectativas irreais sobre sexo e levar a relações sexuais sem camisinha e a gravidez indesejada”. Isso porque em seu consultório, sempre vão mulheres que “baseiam suas decisões nesse tipo de literatura – e não na realidade. Como as heroínas, as pacientes esqueceriam da camisinha em nome do romance – de fato, você se lembra de cenas envolvendo preservativo em romances? –, esperariam orgasmos múltiplos com a penetração e uma libido em constante alta, mesmo depois de anos de relacionamento” Pode até parecer loucura, mas não é o que está em alta?

Não estou de maneira alguma generalizando, pois há mulheres que sabem discernir a surrealidade desses romances, com a nossa dolorosa realidade. Mas não é interessante perceber que nos últimos anos os casos de gravidez indesejada, casamentos e relacionamentos infelizes tem aumentado ao mesmo tempo em que um maior numero desses romances tem sido lançados e mais pessoas tem tido acesso, principalmente pela ‘cinemalização’ desses livros?

Fato é que as pessoas mais influenciáveis a esse tipo de coisas, tem sido vítimas do Caído,  que busca nos derrubar em todos os nossos pontos fracos. E quando alguém que pode ser facilmente influenciado por livros ou filmes, lê ou assiste a um romance que abuse da ficção, no caso das garotas, elas são levadas a pensar que tudo pode ser um mar de rosas com o tão sonhado príncipe. Já os homens são ‘obrigados’ a se enquadrarem no padrão perfeccionista dos romances, o qual grande parte das mulheres tem usado. Não é a toa que muitos homens tem se achado incapazes de conquistarem e serem amados por uma mulher, por não conseguir se enquadrar nesse padrão tão rígido, que envolve o caráter e o físico.

Com isso queridas amigas, não estou dizendo que você não pode ler romances ou que são coisas do Diabo. Não, de maneira alguma. Mas quero recomendar a você que pode ser influenciada pelas ideias transmitidas nesses romances, a terem cautela, e saberem que a coisa não funciona como parece ser. Lembre-se que o que estará em jogo num relacionamento é o seu coração, o coração do seu companheiro, e um futuro fruto da união entre vocês. Também tenho que ressalvar que há muitos “lobos em peles de ovelha”, que podem aproveitar-se da vulnerabilidade de vocês e arrasarem com o seus corações! E também aquele cara insignificante que não se enquadra nos padrões de perfeição dos romances, é que pode te fazer feliz!

Finalizo com o desejo de uma benção especial sobre suas vidas. E que vocês possam ficar ligadas nesses romances água com açúcar para não se tornarem de um doce sabor de paixão, em um amargo sabor de mágoas!

Ah, meu próximo artigo será destinado aos marmanjos quanto à pornografia. Fiquem Ligados! Smiley piscando

(Leia a matéria em que baseei meu artigo Aqui e Aqui)