Páginas

Busca

Translate

15/09/2011

InfoSpace: Windows 8–Primeiras Impressões

 

Iniciar1

No dia 13/09/2011, foi dado inicio à ‘BUILD 2011’ (Evento especial da Microsoft que mostra os seus próximos lançamentos) e para começar com o pé direito o Presidente da divisão Windows e Windows Live apresentou mundialmente o ‘Windows 8’, e até foi disponibilizado publicamente o tão esperado ‘Developer Preview’, que é na verdade uma versão pré-beta. Apesar de ser estritamente recomendada para profissionais da área, como o próprio nome diz, desenvolvedores, o fato de ter sido liberado publicamente permitiu a entusiastas como eu, testar essa versão. E logo abaixo você poderá conferir as minhas primeiras impressões sobre o sistema!

Pouca coisa mudou do Windows 7 para o 8 (visivelmente falando até agora!), e também alguns ícones do sistema estão um pouco mal desenhados, e bugs ocorrem eventualmente. E até mesmo a tela e o processo de instalação continua o mesmo do Windows 7. É óbvio que isso é esperado, afinal essa é uma versão pré-beta, e até a versão final muita coisa irá mudar com certeza!

Bem, mas demos inicio a análise do Windows 8 certo? A começar pela instalação:

DSCF15331

Eu realizei a instalação por Boot, que é a mais recomendada.

 

 

 

 

DSCF15411

E como eu já havia citado anteriormente o procedimento de instalação é o mesmo do Windows 7, o que poderá sofrer alterações.

O que foi mudado foram as janelas de configuração final do sistema que ganharam o estilo ‘Metro’.

 

DSCF15424

Primeiro vem a Nomeação do computador

 

 

 

 

 

 

 

DSCF15431Em seguida, o assistente para conexão em redes Wireless é exibido, assim como no Windows 7.

 

 

 

 

 

DSCF15441

Logo após vem aquela questão padrão entre as configurações expressas ou avançadas.

DSCF15481

O nome de usuário é pedido logo em seguida, sendo que agora você insere o seu e-mail e senha do Hotmail, ou qualquer outra conta da Microsoft, a fim de ser usada em outras aplicações, e de sincronizar com a ‘nuvem’ suas configurações.

 

 

DSCF15501

Chega a vez da preparação final da sua conta. Felizmente ela não demora muito como no Windows 7.

 

 

 

 

 

Iniciar1

Por fim é exibido o menu iniciar! Isso mesmo, esse é o novo menu ‘Iniciar’! Que é também o menu para tablets.
E como você pode perceber ele já vem cheio de Widgets.

Iniciar-2

No canto direito da tela é exibido uma categoria com todos os programas instalados na máquina.

No primeiro uso você pode se atrapalhar um pouco com esse ‘Menu Iniciar’ “estendido”, mas com a pratica logo você consegue pegar o jeito!

Assim como no ‘Menu Iniciar’ padrão de versões anteriores, você tem acesso aos programas instalados e ao painel de controle que também ganhou essa cara ‘Metro’.

Painel-de-Controle-PersonalizeComo da pra ver as categorias ficam do lado esquerdo, e do lado direito são exibidas as opções da mesma.

Mas se você prefere o ‘Painel Clássico’, não se preocupe, ele continua literalmente intacto! (Sério, ainda está do mesmo jeito do Windows 7)

Painel-de-Controle-General-23Basta ir em ‘More Settings, e o ‘Painel Clássico’ é exibido!

 

 

 

 

 

Painel-de-Controle-Geral

Voilà! Smiley de boca aberta

Pesquisa

As pesquisas pelo ‘Iniciar’ continuam simples. Na página principal basta digitar um termo de pesquisa e pronto! Os resultados são quase que instantâneos! E assim como no Iniciar do 7, os resultados vem categorizados, e no lado Direito da tela você pode escolher qual delas exibir.

Reproduo-Automatica-2

A ‘Reprodução Automática’ está mais “comportada”. Ao invés daquela janela chata que pula no meio da tela incomodando todos nós, ela é exibida no canto direito, e um simples toque ou clique em outra janela pode fecha-la.

 

Explorer4

O Windows Explorer também não mudou muito, com exceção da ‘Ribbon’ que acabou recebendo. O que, para os mais “Clássicos” não caiu muito bem.
Eu também estranhei um pouco a principio, e até cliquei em lugares errados por estar acostumado com o Windows 7. Mas assim como o ‘Iniciar’ estendido, acostumar-se com o ‘Explorer’ com Ribbon é só questão de prática e tempo.

Bibliotecas

O conceito de ‘Bibliotecas’, ainda continua. Inclusive o do ‘Grupo Doméstico’, que apresentou compatibilidade com o ‘Grupo’ criado com o Windows 7 em outro PC daqui de casa, ao qual eu me conectei com sucesso!


Uma das coisas que já estão completamente remodelas, é o ‘Gerenciador de Tarefas’ que agora sim, está gerenciando de verdade as tarefas do Computador!

Gerenciador-de-tarefas---Processos

Se você pôde notar o ‘Gerenciador’ ganhou categorias e funções novas. Chamo a Gerenciador-de-tarefas---CPUatenção para a categoria ‘Performance’ onde você pode acompanhar as atividades do Disco Rígido, Rede, Wireless, CPU e Memória RAM.

 

 

 

Windows-Defender

Ao que tudo indica o novo Windows poderá “descartar” outros Antivírus, já que o Windows Defender, que esteve obsoleto desde o Vista, recebeu uma boa injeção. É curioso notar também uma certa semelhança com o “Security Essentials”, antivírus da Microsoft que vem ganhando espaço no mercado. Inclusive o ‘Defender’ recebeu as mesmas funções do ‘Essentials’.

A inicialização dele realmente surpreende. No meu Notebook (Um Aspire 4553 com AMD Turion P540, 4GB de RAM DDR III e HD de 500 GB com 5.300 RPM) Iniciou em apenas 12 Segundos. Um quadro bem diferente dos quase dois minutos que eu tenho de esperar pro meu Windows 7 ser iniciado por completo e eu usá-lo sem os travamentos iniciais.

DSCF15625Mesmo num Desktop a tela inicial é a mesma adaptada para Tablets, onde você segura a imagem e a levanta para ‘desbloquear’ a tela. Mas é claro que você pode fazer com o Mouse o mesmo movimento e obter igual resultado!

 

 

 

DSCF15581

Ah, e com certeza você não substituirá o sistema estável já instalado na sua maquina, por um ‘Developer Preview’ certo? Basta criar uma partição nova e pronto! Ao ligar o seu PC você verá essa nova tela de Dual Boot e escolher o sistema que deseja usar no momento!

 

 

Bem pessoal, por hoje é só! Como eu não tive tempo suficiente para remexer em todo o sistema nessa tarde de Quarta, deixarei os outros detalhes para depois. Mas antes de terminar deixarei uma notas adicionais.

1º O sistema ainda está um pouco cru, pois como eu disse, essa versão é um ‘Developer Preview’ ‘Pré-Beta’. Portanto, se você deseja testá-lo na intenção de ter um Windows 7 extremamente aditivado é bom ir tirando o cavalinho da chuva! (Kkkk) Espere um pouco até a versão beta ou RC, que estará com um melhor acabamento e com menos falhas e erros.

2º O Player ainda é o Windows Media 12 sem nenhuma modificação, tanto é que nas informações ele está com a compilação datada em 2009. É esperado que nas próximas versões de teste ou na final uma nova versão possa chegar. Talvez ela será a 14, já que a Microsoft tem uma certa aversão ao 13. Vai saber né? É esperar pra ver. O navegador incluso é o IE 10 Preview 3.

3º As funções de desligar, hibernar e suspender, estão meio escondidas. Isso porque no novo ‘Iniciar’ ele não está bem visível. Desligar-1

Primeiro deve-se colocar o ponteiro do mouse sobre o ‘Iniciar’ e depois clicar em settings.Desligar-33

Será mostrada então essa barra lateral, onde embaixo tem o botão de ‘Energia’, você clica nele e aí sim escolhe o que quer fazer.

 

Para desligar ele tá bem lentinho, mas para reiniciar ou até mesmo ‘Acordar’ da suspensão ou Hibernação ele tá bem mais ágil que o 7. Eu espero que esse “problema” do desligamento seja corrigido até a versão final!

4º Eu esperava um Windows mais “Reimaginado”! Sério, o fato do sistema ter sido aperfeiçoado para Tablets, não quer dizer que foi “Reimaginado”, sendo que na verdade ele foi aperfeiçoado. É claro que o que foi adicionado ao sistema é destacável, como a inicialização mais rápida, a sincronização com a nuvem, um uso reduzido da memória RAM, e a Ribbon no Explorer, que pra mim ficou legal, afinal facilitou o acesso aos recursos que sempre estiveram “ocultos” no Windows Explorer.

Bem pessoal, logo logo eu irei postar outros detalhes do novo sistema. Até lá se você quiser se arriscar a experimentar essa nova versão, é só acessar os links abaixo:

ISO x64 + Recursos Adicionais para desenvolvedores. 4.80GB

ISO x86 Padrão. 2.80GB

ISO x64 Padrão. 3.60GB

Para informações adicionais clique aqui!