Páginas

Busca

Translate

14/05/2011

Ecologicamente Saudável

Ecologia

Ecologicamente correto e vida saudável são termos onipresentes na atualidade. Isso acontece porque a busca por uma vida mais saudável e longínqua, e a luta para manter o nosso Lar preservado as próximas gerações é algo cada vez mais presente.

Mas o que muitos não imaginam é que desde o dia em que fomos criados Deus já nos havia designado a ter uma vida mais saudável e a ter o compromisso de preservar o lar que Ele nos deu de presente. Isso é apresentado em Gn. 1: 29.

“Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes, e todas as árvores que dão frutas”.

E logo após a entrada do pecado no mundo, Deus nos deu a erva do campo, os legumes e verduras.

alimentos

Bem, esses textos de Genesis mostram claramente o plano de Deus para termos uma vida saudável, sem tantos problemas de saúde e comportamento como vemos hoje. Logo os textos a seguir revelam o plano de Deus para que cuidássemos do nosso lar. O primeiro deles, que se encontra em Gn. 2:1 diz o seguinte:

“Quando o Senhor Deus fez o céu e a terra, não haviam brotado nem capim nem plantas, pois o Senhor ainda não tinha mandado chuvas, e não havia ninguém para cultivar a terra”.

Logo mais a frente, ainda no capitulo 2, versículo 15, diz:

“Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações”.

Ainda um pouco mais a frente, diz que Deus levou os animais ao homem a fim de que ele lhes desse nome. Logo em Salmos 24:1 reafirma nossa responsabilidade em cuidar do Lar que Deus nos deu:

“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele”.

Sendo assim, o mundo e todas as criaturas existentes pertencem a Deus, e é de nossa responsabilidade cuidar bem do que nos foi emprestado para nós por um tempo, afinal de contas não viveremos para sempre, e gerações virão após a nossa e é necessário que haja recursos naturais suficientes para a subsistência deles e principalmente a possibilidade de verem a beleza da Criação que ainda vemos hoje.

preservacao-do-meio-ambiente

Um bom exemplo para isso é que quando pegamos algo emprestado de alguém, nos é posta a responsabilidade de cuidar bem do que não é nosso, e devolver o que pegamos conservado ao máximo. Da mesma forma Deus nos pede que façamos o mesmo com o ambiente e com cada  habitante terrestre para nosso próprio proveito, inclusive com o nosso corpo.

“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o Templo do Espirito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto usem  o seu corpo para a Glória dele”. 2.Co 6: 19-20.

exercicios-fisicos

Ou seja, é nossa responsabilidade além de cuidar do nosso Lar, cuidar também do templo do Espirito Santo, e podemos faze-lo através de uma alimentação saudável, de uma boa higiene, e principalmente através de um  bom comportamento sexual.

E o que mais vemos atualmente são pesquisas e estudos que comprovam o que Deus já havia dito há tanto tempo, principalmente por intermédio da grande escritora americana Ellen G. White, que escreveu vários livros sobre os cuidados diversos com a saúde, como o livro “A ciência do bom viver”.

Tais pesquisas mostram que uma dieta saudável e balanceada, unida a exercícios físicos, podem evitar inúmeras doenças, principalmente o câncer que está em alta nos nossos dias. Inclusive suas causas sempre estão relacionadas com a alimentação e o uso de drogas e bebidas alcoólicas.

Sabemos também que uma boa higiene pode evitar doenças, e uma sexualidade saudável pode até anular o risco de contágio das diversas DST’s, principalmente a AIDS. Outras pesquisas também comprovam que uma boa sexualidade no casamento é ótimo para a saúde do casal.

Também sabemos que os cuidados físicos não são suficientes, os cuidados com a mente são de grande importância, principalmente para os Cristãos, pois uma mente limpa de toda sujeira mundana, oferece uma compreensão maior no estudo da palavra de Deus, e proporciona uma conexão mais ampla com Deus.

Até mesmo no nosso dia-a-dia é possível perceber uma facilidade maior na compreensão dos assuntos e matérias escolares, como matemática, física e química, que exigem muito da capacidade da mente para cálculos, além de se ter uma memória mais aguçada, sem ter aqueles constrangimentos de “brancos” constantes.

Então, manter-se longe de conteúdos inadequados, evitar passar muito tempo na Tv ou na Internet, e exercitar a mente com boas leituras, sejam elas por livros como por jornais, além de atividades intelectuais, são uma ótima maneira de manter a mente desperta tanto para as atividades diárias, quanto para a conexão com o Espirito de Deus.

A própria bíblia fala que as tentações podem ser facilmente vencidas se o espirito for mais forte do que a carne, e isso só acontece quando estamos totalmente limpos tanto mental, quanto espiritualmente, porque o Espirito só habitará completamente em um “templo” que estiver totalmente limpo.

Portanto devemos nos esforçar em aplicar os planos de Deus em nossas vidas, inclusive o de termos uma vida mais saudável para que Ele possa agir em nós de uma forma mais completa e intensa. E para nós cristãos, isso deve ser um exemplo e uma maneira de se pregar o evangelho. Afinal de contas o próprio Cristo ordenou que nós pregássemos o evangelho sendo um modelo às pessoas, demonstrando assim o quanto é bom estar ao lado de Deus.

Mas ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas ser aquele evangélico boa pinta que os vizinhos veem indo aos cultos, devemos ser um modelo de pessoas saudáveis e amantes da natureza, mostrando assim ao mundo que Cristo não quer apenas o nosso bem-estar na nova terra, mas sim ainda nesse mundo tão doente e destruído.

“Os obreiros evangélicos também devem ser capazes de dar instruções sobre os princípios do viver saudável. Há doenças por toda parte, e a maioria delas poderia ser prevenida pela atenção dispensada às leis da saúde. O povo precisa ver a influencia dos princípios de saúde em seu bem-estar, tanto no que respeita a essa vida como a futura”. *

“Mostrai que as leis da natureza, sendo as Leis de Deus, são designadas para nosso bem; que a obediência às mesmas promove a felicidade nesta vida, e contribui no preparo para a vida por vir”. **

“Todo obreiro evangélico deve sentir que o instruir o povo quanto aos princípios do viver saudável é uma parte do trabalho que lhe é designado. Grande é a necessidade dessa obra, e o mundo está aberto para ela”. ***

Tais textos da escritora Ellen G. White, revelam os planos de Deus para cada Cristão. E sendo um Grande Visionário, Deus não quer apenas o nosso bem-estar, mas também o partilhar dessa mensagem com um mundo que atualmente dá extrema atenção a grupos que pregam um estilo de vida saudável e o preservar da natureza.

É do plano do nosso Deus que impactemos as pessoas não apenas com a sua mensagem ou boas obras, mas também com o exemplo e o ensinamento de uma vida mais saudável com o mínimo de doenças possível, além de demonstrarmos cuidado a criação dEle.

Imagine a intensidade do impacto causado na sua vizinhança, na sua escola, faculdade, comunidade ou trabalho se você mostra a eles que obedecer as Leis Divinas causam boas consequências. Se você mostra que Deus se importa com a nossa saúde e bem-estar. E se você mostra que Deus quer para nós um Lar digno de ser habitado quando você se mobiliza a plantar uma arvore na frente da sua casa, se você cuida dos animais e se você anda mais de bicicleta do que de automóvel, ou simplesmente se você conscientiza as pessoas a cuidarem bem do lar que Deus nos deu como morada.

O impacto pode ser incrível e forte nas pessoas, só depende de nós. Mas antes é preciso união. Se nós, os servos de Deus nos unirmos podemos fazer a diferença na vida das pessoas tendo um estilo de vida ECOLOGICAMENTE SAUDAVEL. No mundo atual ter esse estilo de vida é muito importante, e se toda a igreja se unir nesse proposito poderemos levar a mensagem do Evangelho em massa quando o mundo nos reconhecer como uma igreja ecologicamente saudável e que reflete a Lei de Deus em cada ato.

uniao

Assim, unido a mensagem da guarda do Sábado, o Dia do Senhor, com o estilo de vida saudável e o preservar da natureza, poderemos fazer a diferença no nosso mundo, mas só conseguiremos isso UNIDOS! Assim a mensagem será pregada rapidamente, e o Grande Dia do do nosso resgate enfim chegará!

 

 

 

OBS.: Os itens com *** foram extraídos do livro “A ciência do bom viver” de Ellen G. White páginas 146 e 147 do Capitulo 9-Ensinando e Curando.
Os textos bíblicos foram extraídos da Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje “NTLH”.